Convidados
CHRISTINE CECONELLO
É bailarina, coreógrafa e assistente coreográfica. De nacionalidade brasileira, atualmente reside em Augsburg, Alemanha. Começou seus estudos em Caxias do Sul, na escola Dora Ballet, onde permaneceu até sair de sua cidade natal. Durante seus anos de estudo ainda frequentou L’Avant Scene Ecole de Danse, Suíça e Instituto Superior de Artes Teatro Colón, Buenos Aires. Sua primeira companhia profissional foi o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, onde permaneceu 4 anos e dançou repertório clássico. Trabalhou com nomes como Natalia Makarova, Vladimir Vassiliev, Peter Wright, David Parsons and Glenn Tetley. Nesse período também estreou com a Cia DeAnima dirigida por Roberto de Oliveira e Richard Cragun.
De 2004 a 2007 fez parte do Theatro Castro Alves da Bahia, entrando em contato com repertório contemporâneo de Mauricio de Oliveira, Mário Nascimento, Tíndaro Silvano, Claudio Bernardo e Luis Arrieta.
Em 2007 mudou-se para a Alemanha, dançando no Theatro de Augsburg. Trabalhou com vários coreógrafos, entre eles: Itzik Galili, Cayetano Soto, Amanda Miller, Martino Müller, Stephen Shrophsire, Laurri Stalings, entre outros. Durante os 3 anos na Alemanha ganhou os prêmios: Theater Preis e Bayern Preis como melhor bailarina da Baviera . Fez parte do elenco do Grand Theatre de Geneve, dançando Andonis Foniadakis, Ken Ossola e Joelle Bouvier.
Dançou como bailarina convidada no Teatro de Heidelberg, trabalhando na criação de "Insight" de Sandra Marín Garcia e Zoran Markovich.
Realizou trabalhos como freelancer, participando em diversos projetos com coreógrafos como: Yang Jiang, Thomas Wilhelm, Jonathan Lunn e Maud Liardon. Dançou como convidada no Stadttheater Hagen e Deutsche Oper Berlin. Atua, desde 2010, como assistente de coreografia de Martino Müller em companhias como Ballet Nacional de Zagreb e Luzern Ballet, além de diversos projetos independentes como "I Promessi Sposi" (Itália), "Peter Pan" (Bélgica, Singapura, Taiwan, Dubai, Abu Dhabi e Qatar), Cinderella (Singapura).
De 2017 a 2019, voltou à companhia Staatstheater Augsburg, dançando ballets de Peter Chu, Ricardo Fernando, Mauro Bigonzetti e Gustavo Ramirez. Atualmente voltou ao cenário freelancer, trabalhando principalmente com Stephen Shropshire, atuando como bailarina nos projetos privados e como assistente em sua atual pesquisa para o English National Ballet e Ballet Hong Kong.
Desde 2014, desenvolve sua própria pesquisa coreográfica e já criou para o Staatstheater Augsburg, para "Grupo Rota" RJ, Cello Dance do RJ e o Festival de Cinema Mudo em Zurich. Seu último trabalho solo, “Olhos que não veem”, apresentado no Rio de Janeiro, é indicado para o Prêmio CesgranRio de Dança como melhor coreografia e melhor intérprete.
Ministra workshop de dança tanto para bailarinos como para atores em variadas cias como: Ballet de Niterói, Focus Cia de Dança, Peter London Global Dance (Miami), Dance Area (Genebra), Grupo de Atores Reunidos (RS), TanzZeit (Austria), Grupo de Arte Nós da Dança (RJ), Companhia Brasileira de Dança RJ e Festival de Joinville. Para melhores informações visuais: www.christinececonello.com
PATRÍCIA VISCONTI
Atua há mais de 30 anos na formação técnica e artística de crianças e adolescentes, ministrando aulas de ballet, repertório e técnica de ponta, personalizando o ensino através do ballet-educação. É habilitada para o Magistério aplicado à Dança e Técnica de Dança – Bailarina. É professora da ENBC Brasil (Escola Nacional de Ballet de Cuba) desde a sua implantação no Brasil pelo Ballet Paula Castro, em 1994, especializando-se nesta metodologia, e em 1998 recebeu o Registro de Professora correspondente ao nível fundamental de ballet clássico.
Em 2016 tornou-se uma das examinadoras, orientando tecnicamente escolas e professores a desenvolver o melhor com seus alunos! Hoje é professora do Curso de Formação para Professores desta metodologia de ensino. Em sua formação acadêmica estudou com importantes professores do cenário nacional da dança, sendo graduada pela Royal Academy of Dancing em 1987 com a menção “Honours” no Advanced Examination, o que lhe rendeu a participação na "Adeline Genée Award" em janeiro de 1988 (competição internacional em Londres), onde permaneceu estudando para se aperfeiçoar.
Em 1995, já com a metodologia Cubana, morou em Cuba para aperfeiçoar os conhecimentos técnicos e artísticos do método. Estudou na Escola Nacional de Ballet de Cuba, em Havana, e tornou-se bailarina acompanhante de um aluno cubano participando de Competições locais. Em sua trajetória como bailarina, trabalhou com coreógrafos renomados, entre eles estão Ricardo Ordonez, Paula Castro, Carlos Aguero, Kaká Boa Morte, Vitor Austin, Victor Navarro, Tíndaro Silvano, Ismael Guiser, Yoko Okada, Dany Bittencourt. Participou de grandes montagens de Ballet Clássico de Repertório como primeira bailarina da Paula Castro Cia. de Dança, sendo premiada como solista em diversos Festivais pelo Brasil, América Latina, Itália e Cuba.
DRA JOSEBEL AKEL FARES
Doutora em Comunicação e Semiótica:Intersemiose na Literatura e nas Artes (PUC SP, 2003); mestra em Letras: Teoria Literária (UFPA,1997). Possui estágio Pós-Doutoral em Educação (PUCRS, 2012). É licenciada em Letras. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado do Pará/ Departamento de Língua e Literatura e Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Educação.
Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, pesquisa principalmente temas ligados à Cultura e à Educação na Amazônia, como Poéticas Orais, Literatura Infantil, Literatura Brasileira de Expressão Amazônica, Leitura, Arte-Educação. Coordena o Núcleo e o Grupo de pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas(CUMA- UEPA); participa do Estudos de Narrativas na Amazônia (UFPA), filiados ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil (CNPQ). Membro de entidades científicas, tais como a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Lingüística (ANPOLL/ GT de Literatura Oral e Popular), a Associação de Pesquisa e Pós Graduação em Educação (ANPED).
EDUARDO NAZARÉ VIEIRA PEREIRA
Professor educador físico, pesquisador do folclore brasileiro, fundador, diretor geral e coreógrafo do Balé Folclórico da Amazônia- Brasil desde a sua fundação até os dias atuais, tendo criado e encenado os espetáculos de dança de projeção folclórica: “Dançares Amazônicos, Boi Bumbá uma Paixão Amazônica, Louvores Amazônicos, Suíte Amazônica”.
Com estes espetáculos sob sua direção o grupo representou o estado do Pará nos mais importantes festivais folclóricos nacionais e representando o Brasil participou de festivais de cultura popular em países da Europa e América através de 12 turnês realizadas tendo sido premiado em 2005 com a medalha de bronze na mostra competitiva de Dijon-FR.
Indicação para o prêmio "Lunas del Auditorio" no México 2005. Título de mestre de cultura popular pela Fundação Cultural do Pará e AGDAF – Associação de Grupos de Danças Folclórica de Belém, Mestre Griô Aprendiz. Sob sua responsabilidade realizou projetos premiados pelo Ministério da cultura: Prêmio Amazônia Cultural e Prêmio Selma do Coco. Participou como conferencista em eventos nacionais e internacionais sobre dança popular brasileira. Precursor de nova linguagem cênica resultante da pesquisa estética, tradicionalidade e técnicas de dança de projeção folclórica.
Dúvidas e Informações:
encontro.danca.ufpa@gmail.com